Como forma de apoiar a continuidade do importante trabalho que vem sendo desenvolvido pelas APAES de todo o Brasil (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), o vereador Elias Candeias apresentou durante a 13ª Sessão Ordinária a Moção nº 010/13 – De repúdio a proposta do Ministério da Educação, em acabar com as ESCOLAS FILANTRÓPICAS NO PAÍS e o Requerimento nº 068/13 –Requer informações ao Poder Executivo sobre entrega de senhas para atendimento na UMIS, no setor de assistente social.
A propositura repudia a proposta do Ministério da Educação no documento referência da “Conferência da Educação” que prevê em seu artigo 488, § VII, acabar com as Escolas Filantrópicas do País.
Segundo o vereador, a proposta põe em risco a continuidade do trabalho das entidades, com cerca de duas mil unidades no Brasil. A APAE, tem como principal missão prestar serviços de assistência social no que diz respeito a melhoria da qualidade de vida da pessoa portadora de deficiência, fazendo com que cada pessoa com deficiência intelectual se desenvolva como indivíduo e se torne um cidadão.
“São inúmeras as famílias que dependem do apoio da APAE para que seus jovens possam crescer e se desenvolver de forma sadia, a APAE tem garantido o desenvolvimento efetivo para crianças e adolescentes com deficiência intelectual, apoiando-os na socialização, diminuindo a discriminação e contribuindo na melhora da aprendizagem formal, portanto, acredito que com o fechamento das APAES, haverá um grande retrocesso na educação de jovens e pessoas com deficiência”, explicou o vereador Elias Candeias.
Outro assunto abordado pelo vereador foi em relação ao atendimento realizado na UMIS – Unidade Mista e Integrada de Saúde. Elias questionou por que o horário de entrega das senhas para atendimento é realizado até às 12h, se existe a possibilidade de estender até às 17h, qual a quantidade de senhas entregues diariamente aos pacientes, se existe serviço de triagem na formação da fila, entre diversos questionamentos.
As proposituras foram apresentadas e encaminhadas a quem de direito.
São Pedro