O Projeto de Lei nº 48/2019, lido durante a 7ª Sessão Ordinária deste ano, na segunda-feira (29), quer instituir o Dia do Cururu na cidade de São Pedro. O texto, de autoria do vereador Toninho Toledo (PSL), deve entrar em votação na próxima sessão, no dia 13 deste mês.
Conforme o projeto, se aprovado, o Dia do Cururu vai ser comemorado no dia 19 de julho, sendo incluído no calendário oficial de eventos do município. “O Poder Executivo poderá promover divulgação, relembrando a data com apresentações públicas, exposições e outros”, ressalta um dos artigos.
Cururu é uma manifestação cultural baseada no canto de improviso, com algumas características semelhantes ao repente nordestino. Foi levado como espetáculo ao público pela primeira vez em 1910, por Cornélio Pires, conhecido como defensor da cultura caipira no interior paulista.
Um dos mais famosos praticantes do cururu foi Antônio Cândido, mais conhecido como “Parafuso”, nascido em 19 de fevereiro de 1920 em Recreio, distrito de Piracicaba, e falecido em 2 de dezembro de 1973. Ele foi imortalizado por Tião Carreiro & Pardinho, com a música Negrinho Parafuso.
Aqueles que executam o ritmo recebem o nome de cururueiros (ou centuriões). Nas apresentações, eles são acompanhados de músicos que ditam o ritmo e a melodia na viola caipira de 10 ou 12 cordas. A manifestação cultural é encontrada principalmente nas cidades de Conchas, Laranjal, Piracicaba, Porto Feliz, Tietê, Sorocaba e Tatuí.