A Câmara de Vereadores aprovou, durante a 6ª Sessão Ordinária na noite da segunda-feira (15), o Projeto de Lei nº 040/2019, que institui no calendário do município de São Pedro o dia 12 de maio como Dia da Conscientização e Enfrentamento à Fibromialgia. A pauta foi aprovada por unanimidade em caráter de urgência especial.
Segundo o texto, de autoria do vereador Robinho Pedrosa (PSL), a data vai ser marcada por “palestras, debates e ações correlatas com profissionais da área sobre a conscientização e orientação” a respeita do assunto.
O projeto é resultado de uma sugestão da Associação Brasileira de Fibromiálgicos (Abrofibro), uma entidade especializada voltada para a melhoria da qualidade de vida e tratamento dos portadores da fibromialgia.
“O PL objetiva dar conhecimento à população sobre esta doença e atuar através de informações que possam levar a um tratamento adequado. Além disso, é importante que os órgãos de Saúde do município possam fazer essa atuação de forma integrada com profissionais ligados aos governos do estado e federal”, justificou o vereador.
Doença
A fibromialgia é uma síndrome em que o paciente sente dores por todo o corpo durante longos períodos, com sensibilidade nas articulações, nos músculos, tendões e em outros tecidos moles. Junto com a dor, a doença causa fadiga, distúrbios do sono, dores de cabeça, depressão e ansiedade.
De cada 10 pacientes, sete a nove são mulheres. As causas ainda são desconhecidas, mas existem vários fatores que estão frequentemente associados a esta síndrome, como a genética, infecções por vírus, trauma física e o próprio distúrbio do sono.
Câmara Municipal
São Pedro